Essas regras novas para usar o Fundo de Garantia por tempo de serviço, mais conhecido como FGTS foram atualizadas recentemente, sendo assim o trabalhador consegue utilizar metade, ou seja, 50% do saldo em quotas FMPs.
Uma publicação feita pelo diretor executivo da Caixa Econômica Federal, diz que o FGTS agora vai servir para comprar bens imobiliários.
Com essa nova regra, os trabalhadores podem ser muito beneficiados, pois com ela eles podem usar 50% do saldo que estiver disponível na conta FGTS para usar em quotas FMPs, que são Fundos Mútuos de Privatização.
Olhando de uma maneira básica, a possibilidade que o trabalhador tem é fazer esse procedimento através de Clubes de investimentos, mas também isso pode ser feito individualmente.
Mas para que isso venha acontecer, é de grande importância que a administração de alguma instituição que seja capacitada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Para o Programa Nacional de Desestatização, esse modelo dado como novo já é valido, não só para ele, mas para programas do estado que, de certa forma, que tem uma atuação correspondente aos aprovados pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos.
O que é FGTS afinal?
Para o conhecimento de todos, a sigla FGTS significa Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. O FGTS é uma indenização trabalhista, isso se aplica a qualquer trabalhador que possui a carteira de trabalho assinada. Somente com a carteira assinada você consegue esse direito.
Quanto ao valor do FGTS, ele é equivalente a 8% do valor do salário do trabalhador, dessa maneira, no dia 7 de cada mês a empresa em questão fica com a responsabilidade de cumprir com o depósito dessa quantia em uma conta separada para o FGTS de todos os seus colaboradores.
Criado no ano de 1966, no dia 13 de setembro o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, após colocado em prática pelas empresas, vem ajudando milhares de trabalhadores, claro aqueles que estão conforme a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho).
Veja agora as novas Regras do Fundo de Garantia
Assim como já foi dito acima, o trabalhador vai poder aplicar 50% do valor do seu saldo FGTS em quotas FMP de maneira individual, ou através de clubes de investimentos.
Vale a pena lembrar que o trabalhador que fizer essa aplicação de 50% do valor, tem a possibilidade de resgatar o rendimento após 1 ano.
Porém, em casos de aplicação para compra de imóvel ou casa o saque pode ficar disponível para a solicitação.
Mas para consultar o saldo que está disponível para a aplicação é necessário que você tenha acesso ao aplicativo do FGTS.
Caso você ainda não tenha o App isso é muito simples de resolver. Basta você entrar na loja de aplicativos do seu smartphone e pesquisar por FGTS, após encontrar o App é só instalar.
Feito isso, para ter acesso ao saldo disponível é necessário que você faça um cadastro simples.
Com o cadastro já realizado, basta fazer o login no aplicativo. Dessa maneira você consegue ter acesso ao saldo que está disponível.
Para relembrar mais uma vez, não esqueça de que o valor disponível para aplicações é de 50% do saldo do FGTS.
Mas de quais maneiras posso sacar meu FGTS?
Para quem precisa sacar seu saldo do FGTS existem algumas maneiras muito simples para que você consiga fazer esse saque. Confira essas opções a seguir:
- Caso de demissão sem justa causa;
- Quando completar 70 anos;
- Caso esteja desempregado a 3 anos consecutivos;
- Com o Saque Aniversário;
- Em situação de calamidade pública;
Entre outras opções.
Por fim, em caso de falecimento do beneficiário do FGTS, o saque fica como responsabilidade dos familiares.
Assim esperamos ter ajudado com as regras novas para usar o Fundo de Garantia.