Hoje te mostraremos sobre a Consulta do FGTS através do CPF. Além disso, você pode aprender agora a obter acesso a saldos, extratos, e principalmente novos saques disponibilizados.
Dessa forma, tendo um melhor domínio sobre o seu fundo, ficando por dentro dos novos pagamentos, e etc. Além do mais, tudo isso pode ser feito totalmente de forma online.
Entretanto, grandes partes das pessoas não possui um conhecimento amplo sobre o FGTS. E então por isso, vamos mostrar abaixo algumas das principais características deste benefício.
Além disso, destacamos as principais ocasiões onde é possível sacar o seu Fundo também. Sendo assim, para ficar por dentro de tudo, basta acompanhar o conteúdo até o final.
Sobre o FGTS
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) foi desenvolvido pelo Governo Federal. Isso para assegurar uma segurança financeira ao trabalhador. Especialmente em caso de demissão sem justa causa.
Deste modo, a empresa contratante fica responsável por depositar um valor todo mês na conta FGTS do trabalhador. Esse valor equivale a 8% do salário do mesmo.
As contas são da Caixa Econômica Federal, podendo elas serem acessadas em certas ocasiões. Especialmente em emergências.
Portanto, após 12 meses, o colaborador adquire em seu nome um salário integral para utilizar quando for necessário.
Contudo, no caso de profissionais com contrato de aprendizagem o valor a ser depositado muda de 8% para 2%.
Colaboradores que tem contrato em regime CLT, atletas profissionais, colaboradores rurais e entre outras profissões possuem direito ao FGTS também.
Saiba quando você pode utilizar o seu FGTS
Como já citamos, a principal ocasião onde pode-se sacar o FGTS seria em caso de demissão sem justa causa. Entretanto, existem outras situações. Confira algumas delas:
- Aquisição de um novo imóvel;
- Caso o trabalhador não obtenha um emprego formal dentro de 3 anos;
- Rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;
- Em casos de doenças graves como HIV ou câncer;
- Entre outras.
Como realizar a Consulta do FGTS através do CPF no aplicativo?
Para efetuar a Consulta do FGTS através do CPF no aplicativo, é algo simples. Porém, se você ainda não possui registro, precisa fazer um cadastro.
O aplicativo é totalmente digital e nele, você fica por dentre dos extratos e saldos. Além disso, consegue fazer o seu cadastro para receber informações sobre o seu FGTS por SMS, caso prefira.
Além disso, pode realizar saques digitais. Desse modo, você não precisa sair do conforto da sua casa para comparecer até uma agência.
Dessa forma, de sua casa também, pode receber os dados essenciais sobre o seu Fundo, em especial sobre os novos saques.
Sendo assim, instale o aplicativo do FGTS que está disponível para sistemas Android e iOS e realize o login. Para isso, use sua senha e CPF.
Por fim, para finalizar o seu cadastro, basta somente confirmar o seu número por meio do SMS que recebeu. Portanto, assim consegue consultar o FGTS através do CPF no aplicativo.
Como realizar a Consulta do FGTS através do CPF na internet?
Em primeiro lugar, acesse o site oficial da Caixa e efetue o login com seu CPF e senha. Lembrando que se for o seu primeiro acesso, você deve realizar o cadastro.
Para isso, preencha o formulário solicitado com suas informações pessoais e crie uma senha. Sendo assim, confirme um e-mail enviado pela Caixa.
Portanto, feito todos os processos, basta fazer o login com senha e CPF para poder consultar o FGTS pela internet.