Consultar o FGTS online – Veja como funciona

Um grande número de pessoas possui dúvidas quando o assunto é consultar o FGTS online. Devido a isso, levam consigo mesmo, que só conseguem fazê-la comparecendo até uma instituição bancária. Entretanto, existe uma forma muito mais pratica para fazer essa consulta, e o melhor, do conforto de sua casa. 

Publicidade



Primeiramente, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço mais conhecido como FGTS é um direito de todos os trabalhadores. Contudo, aqueles que possuem carteira assinada. Podemos dizer que se torna uma indenização garantida, caso haja demissão do trabalhador.  

O trabalhador recebe mensalmente um valor equivalente a 8% do salário em sua conta do FGTS. Deste modo, a quantia pode ser sacada, sendo ela alta ou baixa.  

Contudo, uma outra dúvida surge, sendo a mesma quando um colaborador muda de um trabalho para outro.  

Antes de tudo, vale destacar que quando o trabalhador começa a atuar em outra empresa, uma conta do FGTS é criada para o novo emprego. Além disso, essas contas estão ligadas ao CPF, assim possibilitando o fácil acesso a elas.  

Veja como consultar seu Fundo de Garantia do conforto de sua casa 

A consulta ao FGTS é feita de maneira simples, fácil e totalmente gratuita, além do mais, você pode fazer isso de forma online. Veja a seguir: 

1-Consulte o FGTS online pelo celular 

Primeiramente, você deve instalar o aplicativo do FGTS em seu celular, e quando fizer isso, entrar nele. Contudo, caso não possua nenhuma conta, clique na opção “Criar nova conta” e siga os passos propostos.   

Consulta FGTS
Consultar FGTS

Caso já tenha uma conta, basta fazer o login apresentando o seu CPF no lugar sugerido. E por fim, você deve clicar em “Trabalhador”. Após clicar nessa opção você é direcionado a uma aba onde você pode consultar o seu saldo.  

2-Consultar o FGTS online por meio do computador 

Antes de tudo, para consultar seu FGTS através do computador você deve seguir algumas orientações importantes. 

Antes de mais nada, primeiramente acesse o portal do INSS. Após isso, caso já possua um cadastro registrado, basta clicar em “Entrar” e realize o login usando o CPF. Em todo caso, se não tiver nenhuma conta, você pode criar uma. Para isso, basta clicar em “Criar nova conta” e seguir algumas orientações. Por fim, após seguir todos os passos, acesse o ícone de usuário ou seu nome. Deste modo, você é informado com seu PIS, e com isso possui acesso aos dados necessários.  

Sendo assim, concluímos que para consultar o saldo FGTS se torna fácil com essa praticidade. Onde o processo é rápido, gratuito e sem precisar sair de casa.  

As regras atualizadas 

Foi liberado no ano de 2019 pelo Governo Federal o saque do Fundo de Garantia (FGTS) para todas as contas, tanto as ativas quanto às inativas. Portanto, o saque pode se efetuar nas contas do atual ou antigo emprego do trabalhador.  

Contudo, o saque tem um limite, sendo o valor de R$500,00 por cada conta. Deste modo, pode ser solicitado o saque em todas as contas que o colaborador possui. 

Em quais ocasiões pode-se sacar? 

O saque pode se realizar em algumas ocasiões. Portanto, são elas: 

  • Demissão sem justa causa; 
  • Falecimento do trabalhador; 
  • Suspenção do trabalho a parte; 
  • Aposentadoria; 
  • Desastre natural; 
  • Se possuir alguma doença grave como o câncer ou HIV; 
  • Em caso de estado terminal; 
  • Se o trabalhador possuir 70 anos ou mais; 
  • Caso a conta tenha 3 anos sem depósitos. 

Sendo assim, caso algumas dessas ocasiões forem apresentadas, compreendemos que você pode estar efetuando o saque. Caso contrário, não apresentadas nenhuma das situações citadas, o saque do saldo do FGTS não poderá ser realizado.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.