Qualidade e defeitos expressados na entrevista de emprego 

Todo ser humano tem qualidades e defeitos que impactam nas relações profissionais. Durante a entrevista esse é um ponto que é avaliado, pois o recrutador vai enxergar esses fatos no comportamento em seu trabalho. 

Publicidade



Fato é, que tanto as qualidades quanto os defeitos, influenciam em todas as atividades de seu trabalho. Sendo assim, é ideal pensar em quais se adaptam melhor na empresa. 

Um exemplo é, se um candidato tem como qualidade ser comunicativo, e menos, o espirito de liderança, o recrutador vai avaliar se a vaga cogitada a liderança pode se ressaltar. Diante disso, é viável dar ênfase a qualidade mais benéfica para o perfil. 

Defeitos e qualidades
Entrevista

Por outra perspectiva existem qualidades que não são relevantes ao meio profissional, como sinceridade e honestidade. São excelentes qualidades, mas não equivalem como um diferencial. 

Em contrapartida, e falando sobre os defeitos, toda empresa não deseja integrar em sua equipe pessoas que não sabem trabalhar em grupo. A partir da entrevista, esse é um ponto analisado pelo recrutador, principalmente as realizadas em equipe. 

Porém, se existe qualquer defeito que pode prejudicar em suas atividades, é necessário demonstrar ao recrutador que reconhece e que busca melhorar nesses quesitos. Dessa forma, terá menos risco de ser prejudicado. 

Qualidades a se expressar na entrevista  

Os recrutadores procuram qualidades em seus entrevistados, portanto, veja quais são: 

  • Organizador 
  • Flexível 
  • Experiente 
  • Criativo 
  • Proativo  
  • Pontual  
  • Atento 

Defeitos a se mencionar

Existem defeitos que não atrapalhem, caso seja acompanhado de uma bom argumento. Portanto, saiba quais são: 

  • Timidez, mas procurando melhorar; 
  • Demorar de fazer uma atividade, mas fazê-la da melhor maneira; 
  • Ter dificuldade em realizar alguma tarefa, mas buscar se qualificar nela para melhoria; 
  • Ser hiperativo, mas não perde o foco por esse motivo. 

Fazer essas perguntas, é algo muito comum. Sendo assim, se prepare para respondê-las da melhor forma. 

A resposta para esse tipo de pergunta, estão vinculadas ao entendimento que o profissional tem como vantagem para tudo que se envolve dento da empresa. 

Na sua autoavaliação é importante enfatizar sobre as experiencias passadas, sendo elas profissionais, ou de sua época como estudante, para os que buscam sua primeira vaga de emprego. 

Defeitos que não precisam ser expressados 

Do mesmo modo em que não se deve usar qualidades comuns, também não é viável falar sobre defeitos que possam transparecer atitudes mal vistas como trabalhador.       

Um exemplo é falar que é pessimista, indeciso, irresponsável ou incompetente demonstra que sua contratação poderá ser um prejuízo a empresa. De fato, esses são defeitos que não podem transparecer de forma alguma após uma contratação. 

Entendemos que tanto as qualidades como defeitos são comuns em todas as pessoas, mas reconhecê-las e demonstrar que deseja melhor em cada um deles, fará de você um excelente profissional. Busque sempre se capacitar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.