Quer investir seu dinheiro para ter um bom retorno, porém não sabe qual o caminho para isso. Muitas pessoas não sabem como fazer isso de forma correta. Porém aprender a fazer isso pode ajudar muito a sua vida financeira.
No momento em que fazemos isso, de fato, há muitas opções. Mas você precisa investir em algo que acompanha seus objetivos. Para que isso seja possível, primeiramente precisa traçar uma meta, sendo assim, precisa ditar um tempo para alcançar a meta.
Quando você estiver iniciando, certamente irá parecer ser muito difícil, mas acredite e tenha foco.
Vale a pena enfatizar que, de fato, para ser um investidor primeiro você precisa poupar o dinheiro. Algo que não é muito fácil para algumas pessoas.
Seja organizado quanto aos seus gastos, ou seja, tenha tudo sobre controle. Esse é o primeiro passo para que você se torne um investidor. Após isso você precisa saber se esse investimento é de curto, médio ou longo prazo, o que pode influenciar na hora da decisão.
Após entender essas coisas, aí estará pronto para começar investir seu dinheiro.
Crie uma boa forma de organizar seu dinheiro
Para querer saber como ser um investidor, você precisa saber poupar o seu dinheiro. Não use a desculpa de o pouco salário, pois todos conseguem economizar com esforço.
Uma boa saída para isso é uma planilha de gastos, afinal é uma coisa muita prática de se fazer. Você pode ter um programa no seu próprio smartphone, dessa forma facilitando o processo.
Você não pode esquecer que deve sempre monitorar o seu gasto, ou seja, sempre anotá-lo na planilha. Principalmente os pequenos gastos, que em grande quantidade, podem te surpreender, por isso fique atento.
Somente com essas poucas coisas, certamente irá perceber que terá uma quantia sobrando no fim do mês.
Quando preciso ter de economia para iniciar os investimentos?
Antes de começar qualquer investimento, tenha uma quantia para emergências. No início não tem como identificar o certo do errado, isso vem de você saber se já está com o valor que possibilita investir.
Faça um cálculo real de tudo, pois você precisa estar preparado caso aconteça algo que prejudique sua renda.
O ideal e mais recomendado é que você tenha uma quantia reservada capaz de suprir seis meses de despesa. Efetuando um investimento de curto prazo, de fato, é possível obter um ótimo retorno do dinheiro.
Quer investir seu dinheiro, então tenha um objetivo para ele!
Certamente antes de começar a investir, é necessário que você tenha um objetivo pro trás. Mas isso só é possível se você cumprir o primeiro passo que é economizar. Dizer que quer investir seu dinheiro também significa que está disposto a economizar.
Feito isso, você já pode analisar de que forma quer investir o seu dinheiro. Precisa entender também como funcionam as etapas para isso.
Mas para entender, você precisa saber de fato em quanto tempo deseja ter esse retorno. Pergunte a si mesmo: Qual é o objetivo disso? Quando quero alcançá-lo?
Essas duas perguntas vão ser as suas guias para saber qual investimento pode ser o correto para você.
Investir a curto prazo
Se você ainda não possui uma renda estabilizada, uma boa opção para você é a poupança. Onde você pode guardar o seu dinheiro.
A poupança dá não investidor uma grande facilidade em investir, com a opção de troca imediata. Dessa forma, ele é o investimento mais popular entre as pessoas de todo o país, sendo homens e mulheres.
Mas esse investimento possui um ponto fraco. Sua rentabilidade é muito baixa, cerca de 4,73% anualmente. O que de fato, é um valor muito pequeno, fazendo com que seu dinheiro renda pouco.
Outra forma que você pode investir seria o Tesouro Direto de Poupança. Outro investimento que vem crescendo com o decorrer do tempo. Isso se deve ao seu risco muito baixo. Também por possibilitar retenção imediata.
Além disso, essa modalidade ainda permite que o investidor acompanhe os resultados pela internet.
Investir a médio prazo
Esse tipo de investimento serve para as pessoas que possuem um pouco mais de tempo para ter acesso a renda. Para isso têm o CDB, que significa Certificado de Depósito Bancário.
Esse exemplo de título, nesse caso, é emitido pelos bancos, porém não existe a necessidade de obter uma conta bancária para ter acesso. Isso pois os corretores tem o conhecimento de quem oferece a rentabilidade melhor.
Existe também a possibilidade das tarifas, certamente, pré ou pós-fixadas. Tais podendo ser muito chamativas, isso dependendo da taxa de juro. Nesse caso quem controla é o Banco Central.
Um ponto muito importante, é que os CDBs possuem liquidez diária. Sendo assim obrigando o investidor aguardar um certo período para obter o retorno.
Dessa forma, sendo maior o prazo consequentemente maior será o investimento.
Investir a longo prazo
Alguns já possuem o pensamento de investir a longo prazo, para que possam usufruir de uma renda futura maior. Sendo por isso, existe a Previdência Privada.
Neste investimento você deve analisar com muita cautela as taxas cobradas, nesse caso, pelas instituições e também como quer resgatar o que investiu.
Quanto mais cedo acontecer e iniciação, consequentemente menor será o valor mensal a ser pago. Isso irá depender do quanto você quer esse aumento futuro.
Quer investir seu dinheiro?Qual é a melhor maneira?
Quanto a essa pergunta, de fato, a única pessoa capaz de responde-la é você mesmo. Pois você irá precisar analisar qual perfil de investimento se encaixa com suas finanças.
Mas como já foi dito aqui muitas vezes, analise muito bem as suas condições antes de investir. Seja primeiro um poupador, para depois ser um futuro investidor.