Possuir saldo em conta permite que o trabalhador realize o saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Além disso, os empregados que optarem pela modalidade saque-aniversário só recebem a quantia total depois de 2 anos.
Sendo assim, o FGTS pode então servir como um fundo de reserva financeiro dos trabalhadores. Portanto, deve ser depositado pelo empregador um valor correspondente a 8% do salário do trabalhador na conta do mesmo.
Além do mais podemos destacar que o FGTS possui múltiplas contas, separadas em 2 categorias, sendo, contas ativas e contas inativas.
Sobre a conta ativa e conta inativa
A conta ativa funciona quando o trabalhador está em emprego atual. Mas, por outro lado, a conta inativa funciona para ex-trabalhadores que operavam em certa instituição. Sendo assim, ao sair da empresa a conta se torna inativa.
Contudo, o direito do FGTS é para todos os trabalhadores que possuem carteira assinada em regime da CLT. Dessa forma, podemos citar os seguintes trabalhadores:
- Rural;
- Autônomo;
- Atletas profissionais;
- Safreiros, domésticos
- Entre outros.
Como posso fazer o saque do FGTS das contas inativas?
Bom, você deve saber que nem todas as situações pode-se sacar o FGTS das contas inativas. Porém, não se preocupe, pois, logo abaixo vamos destacar algumas situações onde se pode sacar:
- Aposentadoria;
- Demissão sem justa causa;
- Doenças graves;
- Encerramento das atividades das instituições;
- Falecimento do colaborador;
- Rescisão por situações maiores (enchente ou incêndio), ou ambas culpas, tanto do empregado, quanto do empregador;
- Calamidade pública;
- Cumprimento do contrato;
- Adquirir imóvel residencial, amortização ou liquidação de dívidas;
- Caso um colaborador for suspenso de uma atividade de classe, e a suspensão for mais de noventa dias;
- Mais de três anos sem emprego formal.
Entenda com efetuar a consulta dos saldos no FGTS
Para realizar a consulta, os trabalhadores podem acessar o site da Caixa ou do FGTS e, através de aplicativos para celulares com sistema iOS e Android.
Contudo, caso queira pode também se inscrever para receber informações do Fundo de Garantia, através de dados de celular e e-mail. Confira mais detalhes a seguir.
Antes de tudo, o Governo anunciou saques aos trabalhadores com contas ativas quanto inativas. No ano de 2016, sob a gestão de M. Temer os saques foram realizados de contas inativas, totalizando 44 bilhões de reais.
1- Saques presencialmente
Como primeira opção, os trabalhadores podem ir presencialmente no balcão de atendimento da Agência Caixa para consultar o extrato do FGTS.
Sobretudo, podem também usar o Cartão-de-Cidadão para se deslocar o posto de gasolina para consulta, desde que possua uma palavra-passe em mãos. Além disso, saiba que não tem como acessar o extrato do FGTS por celular.
2- Através do Site ou Aplicativo da Caixa
No sita da Caixa, você deve informar o número NIS (PIS/PASEP). Este número pode ser encontrado na carteira de trabalho ou em algum extrato antigo do trabalhador. Portanto, o trabalhador utiliza a senha cadastrada por ele mesmo. Contudo, a senha do cidadão também pode ser utilizada.