Se quer estar atento ao seu fundo e aprender a consultar o extrato do FGTS pelo aplicativo, sms ou internet esse artigo é para você!
Com isso, ter acesso a extrato, saldo e principalmente outros saques que podem ser disponibilizados, como o Saque emergencial do FGTS por exemplo.
Então, para não perder nenhum pagamento e aprender a ter essas informações todas na palma da sua mão, continue lendo até o final.
Além disso, vamos te mostrar o que é o FGTS e como ele funciona para que você aprenda mais sobre os seus direitos, especialmente quando você pode sacar o fundo.
O que é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço? Aprenda mais sobre os seus direitos!
O FGTS é um benefício garantido por lei a todos os trabalhadores em regime CLT, além disso, trabalhadores rurais, domésticos e atletas profissionais também têm direito ao fundo.
Existem outros profissionais que possuem o direito ao FGTS, que são muitos.
Com isso, o Governo Federal garante uma proteção financeira ao trabalhador, principalmente em caso de demissão sem justa causa.
Então, mensalmente o empregador deve depositar em uma conta em nome da Caixa Econômica Federal o valor referente a 8% do salário do empregado.
Logo, se o trabalhador for demitido ele tem acesso a esse fundo, especialmente para se organizar financeiramente.
Ao fim de 12 depósitos, ou seja, em um ano o cidadão tem disponível em caso de demissão 1 salário integral para usar se precisar.
Vale lembrar que em contratos de aprendizagem são pagos 2% ao aprendiz mensalmente, também em uma conta em nome do profissional.
Além disso, é necessário entender em que momento além da demissão o trabalhador pode ter esse acesso ao saque do fundo.
Quando posso solicitar o saque do meu FGTS?
Além da demissão sem justo motivo, o trabalhador pode usar o seu FGTS para dar entrada em um imóvel por exemplo.
Com isso, se o cidadão não conseguir um emprego formal de carteira assinada em 3 anos, o trabalhador pode sacar o fundo a partir do mês de aniversário.
Existem outros momentos em que você pode sacar o fundo:
- Na rescisão do contrato por culpa força maior ou recíproca;
- Se o trabalhador ou seu dependente sofrer com câncer;
- Se o trabalhador tiver HIV;
- Em caso de encerramento de contrato.
Agora vamos te mostrar como consultar o extrato do FGTS pelo aplicativo, sms ou internet passo a passo, especialmente se for o seu primeiro acesso:
Como consultar o extrato do FGTS pela internet
O primeiro passo que deve tomar para consultar o seu FGTS na internet é entrar no site da Caixa e fazer o seu login, porém se for o seu primeiro acesso siga o passo a passo abaixo:
Você deve começar clicando na opção de cadastro e preencher dados pessoas como CPF, nome completo, nome da mãe.
Com isso, uma senha e confirmar o seu email. Por fim, faça o login usando o seu CPF e senha escolhida.
Como consultar o seu fundo pelo aplicativo FGTS
Você pode fazer a consulta do seu FGTS através do app diretamente no seu celular, além disso, no próprio aplicativo você pode se cadastrar para receber informações via sms
Com isso, ao baixar o app, você pode conferir extratos, solicitar saques digitais e principalmente estar atento a novos pagamentos.
Logo, baixe agora o aplicativo no seu aparelho Android ou IOS, em seguida, logue com o seu CPF e senha cadastrados.
Se for o seu primeiro acesso, cadastre-se preenchendo com seus dados pessoais e confirme o seu número através do código enviado via sms.
Por fim, basta logar no app para consultar o extrato do FGTS pelo aplicativo, ou via sms, como desejar.
Então, agora que aprendeu como consultar o extrato do FGTS pelo aplicativo, sms ou internet continue com a gente, principalmente para não perder novos pagamentos.