Quer ser um Jovem Líder? Então veja as dicas a seguir!

Quer ser um Jovem Líder, mas será que eles sabem exatamente o que isso significa? Para isso preparamos para você um artigo destinado aos jovens da geração Z. 

Publicidade



Para esses jovens que estão ingressando agora no mercado de trabalho, de fato, ainda há um pequeno conflito entre as gerações, sendo por ventura maior ou menor grau, de certa forma isso pode trazer uma grande influência na performance.  

Colocando em questão as empresas que são ditas como mais conservadoras, os novos buscam estar com os mais velhos. Mas isso muitas vezes pode não ser algo tão produtivo, ainda mais se tratando de profissionais das pertencentes as gerações X e Y. 

Tendo uma melhor visão a partir desses pontos, certamente vemos que quem está ingressando hoje em dia no mercado de trabalho, de fato, precisa se atentar em alguns detalhes para ter uma melhor experiência. 

Para que você tenha uma experiência ainda melhor, é necessário ter certos cuidados. Sendo assim, leia as dicas a seguir  

Quer ser um Jovem líder; Confira essas 7 dicas  

"<yoastmark

1- Não fique com receio de fazer perguntas 

Um jovem líder não deve ter vergonha de perguntar as coisas. Quando se está aprendendo não existe nenhuma pergunta ruim ou boba. Bobo ou ruim seria se você não perguntasse pois é perguntando que se aprende.  

Para aprendermos precisamos ir em busca das respostas de nossas dúvidas. Isso certamente será em toda a sua carreira, pois estamos sempre aprendendo algo novo com alguém. 

Não crie de forma alguma o hábito de supor, ou “eu acho que seja assim”. Pergunte a alguém que saiba, dessa maneira você pode evitar uma perda de tempo ou até mesmo um erro fatal.  

Na sua vida profissional isso pé um dos pontos fracos que precisam ser excluídos. Mas não pense que os maiores gênios nunca pediram ajuda ou fizeram várias perguntas para outras pessoas.  

Um bom exemplo que podemos usar é o de Isaac Newton, de fato considerado um dos maiores gênios da humanidade. Ele diz que só conseguiu chegar onde queria, pois apoiou-se no ombro dos outros.  

Através disso podemos certamente ver que a ajuda dos mais experientes é muito necessária para o crescimento profissional. 

2- Aprenda a ser voluntário 

De forma equivocada, certamente as pessoas pensam que ser líder é ocupar um cargo de chefe. Mas pensando como um todo, ser um líder vai muito além do que um cargo. Ser líder tem a ver com dar um bom exemplo a ser seguido e não simplesmente mandar nas pessoas. 

Uma forma de poder ser um exemplo e até mesmo trazer a inspiração para seus colegas de profissão, é ser voluntário m projetos sociais. 

Além do fato de poder ensinar sobre valores como compaixão e solidariedade, de fato estará sendo um exemplo para quelas pessoas que não tiveram muitas oportunidades. Na oportunidade que tiver aprenda que liderar não se trata de cargo, mas sim de assumir e cumprir com suas responsabilidades. 

Na visão das empresas, se você é um jovem que faz um trabalho voluntário, de certa forma e visto como alguém que possui iniciativa.  

Isso é algo que muitas vezes falta nos jovens de hoje, portanto mostre que essa qualidade está presente em você. Sendo assim demonstra também produtividade. 

3- Fique ativo mesmo fora do trabalho 

Como muitos vêm por aí, a sexta-feira é um dia aclamado pelos trabalhadores, tanto em ambiente de trabalho como nas redes sociais. 

Isso pois é muito justo ter um descanso depois de uma dura semana de trabalho, não é? 

Enfim, um hábito em comum nos grandes líderes de sucesso é ser constante em suas atividades, mesmo estando fora do ambiente de trabalho. Ou seja, mesmo que esteja no horário de descanso, ou até mesmo em casa, separe um tempo para rever algumas coisas.  

Através desse pequeno tempo você pode aprimorar o que já sabe ou até mesmo, certamente aprender algo novo. 

4- Observe como funciona a cultura da empresa 

Para um líder que deseja evoluir, não tem coisa pior do que ignorar sem fazer conta alguma a cultura da empresa. 

Os costumes ou hábitos, na maioria dos casos, está interligado com algumas atividades produtivas. Assim fazendo parte da cultura responsável pela organização. 

Um bom exemplo para representar isso de forma correta seria o intervalo do café da tarde. Grande maioria das empresas não tem um controle certo sobre isso. Mas isso não significa que todas são assim, algumas possuem regras vigorosas quanto a isso. O que de fato é o correto, pois se não houver limite as pessoas acabam tendo um menor rendimento. 

Mas isso cabe a empresa e suas regras, certamente para que isso funcione perfeitamente uma regra é necessário. 

Mas isso cabe a você, que certamente será um líder no futuro, disponibilizar essa visão para a empresa. Assim, você terá uma boa percepção quanto a visão de seus superiores e também estará contribuindo para a melhora da empresa. 

Sendo assim um algo muito importante, caso você esteja buscando se destacar de uma forma positiva! 

5- Demonstre disposição para aprender 

O desafio de aprender algo novo para quem quer ser um jovem líder, de fato é algo que requer um grande esforço da parte do interessado. Isso devido ao fato de que, para aprender algo novo nós devemos sair da nossa zona de conforto.  

Essa, com toda certeza, é uma das características que definem e diferenciam um jovem líder de jovens que estão na média. E se quer ser um jovem líder deve ter essas caracteríticas.

Um bom líder precisa estar aberto a sempre aprender coisas novas. Isso é algo que não deve ser cultivado apenas no início da carreira, mas por toda a sua jornada profissional. 

Isso quer dizer de certa forma que quanto menos você se apegar ao que já sabe, mais você poderá aprender. Assim tendo sempre um aprimoramento da sua experiência. 

Líderes que possuem esse pensamento e estão sempre em evolução, de alguma forma acabam sendo um grande exemplo. Assim também possuirá pessoas que o seguiram. 

6- Saiba a hora de dizer não 

Não tenha em mente que, pelo fato de ser jovem e não possuir muita experiência, significa que você precisa estar sempre em posição de obedecer a qualquer coisa que lhe for dito. Seja obediente aos seus superiores, mas de forma inteligente.  

Não obedeça a ninguém cegamente, pois isso é algo que acaba sendo visto de uma forma ruim. 

Quando você tem o discernimento de dizer não nos momentos corretos, ainda que isso pareça de certa forma ser duro e difícil. 

Esse é um dos primeiros treinamentos de um futuro líder.  Para quem quer realmente ser um jovem líder.

Pense bem, se você está focado em outras tarefas e serviços e está totalmente atarefado, então qual o motivo de você dizer sim a mais um. 

Quando você faz além da sua capacidade, ou quer fazer muitas coisas ao mesmo, isso de certa forma acaba trazendo o risco de não conseguir fazer nada com qualidade. 

Não dispense trabalho, mas busque sempre entregar suas tarefas e trabalhos com a melhor qualidade possível. Se alguém deu uma tarefa a você, isso de certa forma significa que ela confia em você para exercer aquela tarefa. 

É por esse fato que quando alguém lhe der uma tarefa a faça com dedicação e com a melhor qualidade possível. Busque sempre novas estratégias e novos recursos, seja sempre inovador, pois isso servirá em uma nova situação futura. 

7- Mostre para os outros o que você sabe  

Abordamos um algo muito interessante que é a diferença da geração de hoje que já nasceu com toda a tecnologia a mãos. E também a geração anterior que presenciou a chagada da tecnologia avançada. 

Para esses jovens que já tiveram o contato direto com a tecnologia, lidar com a internet é fácil demais. Agora para a geração anterior não é assim que funciona. 

Aproveite essa situação para servir de grande ajuda para essas pessoas. Não seja o sabidão, mas sim ajude as pessoas que necessitam, assim como você gostaria de ser ajudado. 

E nunca se esqueça de ter sempre um espírito de equipe. Nunca seja 100% autossuficiente, mas busque a ajuda de outras. Talvez seja elas a chave para que você possa chegar ao seu objetivo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.