Não tem oportunidade na reunião? Acabe com isso com essas 7 dicas!

Para você que não tem oportunidade da reunião, a sociedade precisa que você aprenda a ser ouvido, pois muitas vezes o ponto chave da reunião pode estar em você. Mas para isso, você precisa aprender a ser ouvido, e a dar valor a sua própria opinião. 

Publicidade



Ainda mais se você for aquela pessoa que precisa implorar para que alguém te ouça na reunião, porém se essa não for a sua situação, de fato, você deve conhecer alguém no seu ambiente de trabalho que passa por isso. E com essas informações você, de certa forma, poderá ajudá-lo nessa questão. 

Para algumas pessoas, certamente, esse título não fará o menor sentido e nem terá tanta importância. Já para as pessoas que passam por isso, ou pessoas que conhecem casos assim, de fato essas informações serão um grande aprendizado. 

Opiniões vão surgir

Alguns vão pensar que isso é algo raro e que hoje em dia isso não acontece mais nas empresas, ou em qualquer outro ambiente. Mas será que é isso mesmo? Será que não existem situações assim? 

A resposta para essa pergunta é que isso acontece todos os dias e com muita frequência. Os outros precisam que você aprenda a ter a sua vez. pois quem não tem oportunidade na reunião nunca será lembrado.

 

Não tem oportunidade da reunião
Não tem oportunidade da reunião

Um grande exemplo que podemos usar quanto a isso é o trânsito em alguns países como a Índia. Como lá o trânsito é mal organizado e um passa por cima do outro.

Assim são as reuniões de hoje em dia. O que é algo muito ruim, pois muitos não têm a menor chance de se expressar porque ninguém dá a vez para aquela pessoa. 

Um algo que, além de muitas vezes reprimir as pessoas envolvidas, ainda pode estar deixando de obter opiniões brilhantes para a empresa. Algo que muitas das vezes, é o que a empresa precisa para dar um passo a mais, mas mediante ao fato de não ceder o espaço para os outros falarem isso pode não acontecer. 

Não tem oportunidade da reunião, acabe já com isso!

Uma mulher chamada Jessica Powell, que é vice-presidente do Google e escritora do livro “The Big Disruption”, descreve em seu artigo a sua experiência de vida quanto ao fato de não ser ouvida e ter suas ideias frustradas, mas nele ela dá algumas dicas para os outros que passam por essa situação, e para que você que não tem oportunidade na reunião seja visto.

Hoje sou uma cientista de dados dentro de uma startup de sucesso e com muita frequência ouço que hoje eu estou em um ambiente muito favorável para mulheres trabalharem.

Isso devido ao fato de nossa CEO ser uma mulher, e certamente nossos produtos são direcionados diretamente para as mulheres, e ao contrário dos outros lugares em que eu trabalhei.

Nós separemos um tempo bem extenso para podermos pensar nas nossas consumidoras.

Mas isso não influencia que, de fato, quando há uma conversa técnica eu seja a única do sexo feminino na sala de reunião. 

  • Tenho grandes problemas no momento em que gostaria de ser ouvida, com isso, cada dia vejo que minhas ideias vão pelo ralo e vejo que alguém colocou um rótulo nelas novo e as apresenta como se fossem deles. 

Eu gostaria muito que essa fosse realmente a primeira vez que ouço falar sobre essa desagradável situação.  

É algo muito lamentável saber que isso é algo que acontece com muita frequência nos dias de hoje, mulheres que sofrem interrupções todos os dias. E além disso elas são mais interrompidas do que os homens. Até mesmo na Suprema corte! 

Dinâmica de gênero

Nesse momento em que a famosa dinâmica de gênero está como o centro do assunto que que estamos tratando, a grande parte das dicas para atacá-la se aplicam para praticamente ninguém que se esforça para ser ouvidos em suas reuniões, ou em seus ambientes de trabalho. 

Mas vale a pena lembrar que, certamente, não são todos os homens que se enquadram no famoso modelo de homem alpha.

Que são aqueles que chegam em qualquer ambiente e gostam de ter ele e todos nele presentes dominados por suas opiniões e ideias. 

E que vê em todos os lugares uma oportunidade de ser o maior no ambiente. Assim deixando de ser aquela pessoa que não tem oportunidade da reunião.

Não perca o controle e não reaja mal em público 

Mediante a esses acontecimentos, eu de fato, gostaria muito de dizer que no momento em que você acompanhar uma situação como essa você a repreenda no mesmo momento, mas isso não é uma coisa muito fácil.  

Quando você repreende uma situação, você pode ter uma má interpretação das outras pessoas no ambiente.  

Se as pessoas que estão juntas no mesmo lugar não entenderem ou não terem a compreensão de que você de alguma forma foi prejudicado, isso pode dar a entender que você teve um momento de emoção muito fora de momento e ser entendido como um exagero. Mas esse é um grande passo para que você aprenda a ser ouvido na reunião.

Nesse momento, o que ainda pode acontecer é a pessoa que você afrontou pode levar isso pro lado errado e ainda guardar como rancor. 

Tenha uma analise detalhada do ambiente

Analise o ambiente e as pessoas presentes nele, assim você pode ter uma percepção melhor de um possível aliado. 

Ele precisa ser uma pessoa que tenha um quadro parecido com o seu, ou seja, que não tenha muita atenção das demais pessoas. 

Essa questão de dinâmica de gênero pode ser algo muito desconfortável para ser tratado com alguém, mesmo sendo uma pessoa em que depositamos a nossa confiança. E com isso, muitas mulheres tem receio de serem nomeadas como a mulher que faz reclamações sobre o sexismo. 

É por isso que em momentos como esse, de fato, é necessário que você saiba se expressar muito bem, para que seu discurso não venha demonstrar qual sentimento essa situação te causou. 

No início, pensei que fosse somente uma paranoia da minha cabeça, mas para ter certeza comecei a contar. Dia seguinte de ontem foram em média 40 interrupções, e 20 delas foram quando a palavra estava comigo. Naquele momento em que iniciei o assunto sobre o fluxo de integração, mal consegui passar da primeira frase.” 

Pergunte a alguém se poderia te ajudar 

Converse com os seus colegas de trabalho e pergunte para alguns deles se de alguma forma eles poderiam te ajudar. Certamente surgirá alguém, até porque não podemos chegar a todos os lugares que queremos sozinhos. 

Se essas pessoas tiverem uma percepção maior das interrupções, quem sabe elas não falam com os outros para que deixem você conclua a sua fala. 

De certa forma quando falamos em ter uma condução mais amigável e conclusiva, pode se colocar em questão pedir feedbacks para aqueles membros que não tem muita fala e também os mais tímidos. 

Uma maneira mais conveniente de conseguir a ajuda de seus colegas é, certamente dando mais atenção as ideias deles. Você pode levar elas como base para a sua ideia também, mas não se esqueça de dar os créditos a eles também. “Como por exemplo.” Como o Alberto já havia dito, ter o foco total somente nas inscrições e esquecer da retenção, é de fato uma estratégia a longo prazo.” 

Fale com a pessoa que coordena 

E quanto a pessoa responsável pela dinâmica da reunião, é plausível que você fale com ela? 

Sim você pode ter um bate papo com essa pessoa, contanto que você cite a dinâmica em geral e não somente as suas reclamações pessoais. 

Busque ver o lado das outras pessoas também e o que de fato pode melhorar a dinâmica, assim fazendo a reunião ser mais produtiva para todos os envolvidos. 

Quando você fala como um todo, evita ser interpretado como a pessoa “resmungona”, mas sim vista como uma pessoa que se interessa por melhorar a reunião em todos os pontos. 

Use exemplos de outras pessoas 

Para isso exemplique casos de pessoas interrompidas, ou pessoas que não tem a oportunidade de falar. Que as pessoas muitas vezes nem esperam a pessoa da vez concluir a sua fala ou, sua opinião ou até mesmo o seu projeto. 

Veja se é o lugar que você se sinta bem  

O importante é que você precisa estar em um ambiente de trabalho que te deixe confortável para que você venha efetuar as suas tarefas com mais qualidade. 

Enfim se não for um lugar que você se sinta bem, um lugar que de certa forma te faça sentir oprimido. Uma saída é procurar um outro lugar. Claro que nem tudo é um mar de rosas com tulipas, mas reveja seus conceitos.  

Mas analise sua situação como um todo, essa pode ser uma oportunidade para ter uma carreira avantajada ou também pode levar em conta as vantagens financeiras. Certamente pode ser muito importante. Se não veja se vale realmente a pena! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.