PIS e PASEP – Aprenda a consultar em poucos passos! 

Para as pessoas que ainda não sabem o que é PIS e PASEP, o ponta pé inicial é esclarecer essa dúvida, dessa forma poderemos prosseguir. 

Publicidade



PIS e PASEP são redes com o intuito de proteção, para que você entenda melhor ele se assemelha ao FGTS. Esses benefícios só podem ser utilizados por pessoas que trabalham com assinatura em carteira. 

Infelizmente, muitas pessoas de fato não tem a menor ideia de qual é o significado dessas siglas e muito menos qual o propósito delas.  

Certamente isso é algo muito prejudicial para todos nós, pois isso é falta de conhecimento dos nossos direitos trabalhistas. E isso acaba prejudicando muito os trabalhadores, pois essa falta de conhecimento acaba impedindo um melhor aproveitamento dos direitos trabalhistas. 

Considerando o fato de que isso também é certamente responsabilidade da entidade que está empregando o indivíduo. 

E por falta de informação, infelizmente muitos ainda não possuem esse conhecimento, assim se tornando algo prejudicial. 

Vendo que isso é algo de total direito do trabalhador com carteira assinada, é de extrema importância que você saiba o objetivo dessas siglas. 

PIS e PASEP qual o seu significado. 

Em primeiro lugar, o significado da sigla PIS é Programa de Integração Social, tal criado no ano de 1979 no dia 7 de setembro, dar formação para o trabalhador, mediante ao seu desenvolvimento na empresa. 

PIS e PASEP
PIS e PASEP

Certo, mas como fazer para sacar esse benefício? Isso é muito simples, basta estar de acordo com as exigências dadas pela lei. Alguns exemplos são: 

Em caso de aposentadoria, doenças, pessoas portadoras de necessidades especiais entre demais outras situações. 

Certamente um ponto muito necessário a ser lembrado é que, em caso de falecimento do indivíduo com direito ao PIS, os familiares ficam responsáveis pelo saque. 

PASEP o que significa? 

Seu significado é Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público. Esse é considerado um fundo, de certa forma semelhante ao PIS.  

Ele teve sua criação no ano de 1979, no mesmo ano que o PIS, porém em dia e mês diferente, 3 de dezembro. 

Este já é um fundo vinculado a servidores públicos como civis, militares e assim por diante.  

Quem pode ter o direito desse benefício? 

Nos dias de hoje, existem duas possibilidades diferentes para que você saiba se realmente tem direito a esse benefício. 

Dessa maneira, para quem deseja saber se possui direito ao PIS, basta ter acesso ao aplicativo do Caixa trabalhador. Ou você também possui a opção de acessar o site da Caixa e consultar se há algum pagamento disponível. 

Mas se por acaso você não quiser fazer nenhuma das consultas acima, ou não tenha acesso a internet, você certamente pode ligar para o atendimento da Caixa no número 0800-726-0207.  

E se ainda preferir resolver pessoalmente, você se dirigir a alguma agência mais próxima da sua residência. 

Agora com relação a consulta do PASEP, isso se você for de fato um servidor público, é necessário que você acesse o site oficial do Banco do Brasil. 

Mas caso você queira resolver essa questão por telefone, de fato existem números disponíveis para isso, como o 4004-0001, para regiões metropolitanas. Agora para as cidades que não fazem parte das regiões metropolitanas é o 0800-729-000.  

Se houver também algum deficiente auditivo ligue para o 0800-729-0088. 

Como fazer o saque? 

Antes de tudo, para que você consiga sacar o PIS, é necessário que você tenha o cartão cidadão, sendo assim precisa também ter uma senha cadastrada, também é claro, precisa trabalhar registrado em uma instituição privada. 

Assim você pode estar realizando o saque em qualquer um dos caixas da caixa econômica federal, certamente também do Caixa aqui. Isso no caso do PIS. 

Agora se, de fato for um servidor público, você pode estar efetuando o saque em qualquer agência do Brasil. 

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida entre em contato com os números que já foram citados acima. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.